Como criar jogos

Postado em 15/01/2011 às 5:14 pm


Se você chegou até este artigo, é bem provavel, que você tenha interesse em fazer jogos, seja para PC, para iPhone, para Android, para Mac, etc.

Antigamente, nos primórdios da informática, quando surgiram os primeiros joguinhos, era um processo bem complicado a criação, porém com o avanço, foram criados também algumas ferramentas, que hoje em dia ajudam em muito a criação de jogos.

Criar um jogo como por exemplo Call of Duty Black Ops, e outros do gênero, realmente não é um processo rápido, e é necessário uma grande equipe, e mesmo assim o game leva meses para ser produzido, pois além de programação, requer pessoas com experiência em modelagem 3D, criação de imagens, sprites, etc.

Sendo assim, a forma mais acessível atualmente, é a criação de jogos 2D, pois estes podem ser criados em um tempo muito menor, e não é por isso que não vão fazer sucesso. Você já deve ter ouvido falar, de Angry Birds por exemplo, que surgiu inicialmente para o iPhone.

É um jogo totalmente 2D, porém que fatura milhões, de tanto sucesso que fez. Teve em 1 ano, 50 milhões de downloads, segundo uma estimativa. Mais de U$8 milhões em faturamento na Appstore, e com estimativa de chegar a U$1 milhão por mês na versão para Android, que é gratuíta e contém anúncios. É algo que você poderia ter feito. Outro jogo de sucesso, também do iPhone, é o jogo Doodle Jump, muito simples, porém deixou os criadores ricos, e vendeu também milhões de cópias. Foi criado por pessoas comuns, e sem muitos recursos…

Ambos os jogos citados, já possuem versões para o Android do Google, e fazendo muito sucesso. Acredito então, que estes simples 2 exemplos, já devem ter sido suficientes para você decidir que quer fazer jogos para a plataforma iOS, do iPhone, ou para o Android…

Que tal desenvolver para Android e iOs ? Veja qual escolher!

Existem muitas empresas e/ou pessoas comuns fazendo muito dinheiro, desenvolvendo em ambas as plataformas… Porém, eu como já desenvolvi para ambas, afirmo que, vender algo na loja da Apple, é muito mais fácil, do que vender no Android Market. Meu jogo por exemplo, Save Cubes, para iPad, vendeu no primeiro dia, a U$ 2,99 10 cópias. Imagem do jogo ao lado. Depois caiu, então sempre vario o preço, U$ 0,99 e U$ 1,99, mas mesmo assim é dificil vender menos de 3 ou 4 cópias por dia.

Resolvi deixar Save Cubes HD, gratuíto por um dia para ver a festa. Teve então mais de 1000 downloads.

Enquanto isso, tenho também alguns aplicativos a venda no Android Market, apesar de não serem tão legais quanto Save Cubes, acho que deveria ter se dado melhor. Nem mesmo a versão grátis, anda.

Um jogo por exemplo, o Copter Obstacles para Android, em sua versão grátis, mesmo fazendo já varios meses que coloquei para

download, foi baixado ainda 1243 vezes, tendo destes downloads apenas 356 instalações ativas ainda, ou seja, o resto que baixou, todos já deleteram o jogo. Versões pagas então. Nem se fale…

Ao que percebi, a Appstore, tem muito mais potencia de venda e downloads no momento. Porém o Android, vem crescendo rapidamente.

Apesar do meu fracasso no Android Market, existem sim jogos e aplicativos de muito sucesso lá, como por exemplo o jogo Robo Defense, que custa mais de R$ 5,00 e ja foi baixado mais de 250.000 vezes.

Um outro fator que pode ser negativo para o desenvolvedor no Android Market, é o fato de permitir ao comprador “devolver”o aplicativo, se não gostar. Antes era um período de 24 horas, suficiente para muitos até mesmo terminar um jogo, agora felizmente caiu para 15 minutos.

Existem também outras lojas de aplicativos, como a Ovi Store da Nókia, porém não vou entrar neste assunto, pois não tenho interesse em desenvolver para tal plataforma, pois acho que não terá muito futuro.

A escolha da plataforma desejada

Criar jogos para iPhone: Primeiramente, para se criar jogos para iPhone, você vai precisar ter um Mac, ou seja, se ainda não possui, vai ter de botar a mão no bolso, assim como eu fiz… Para publicar seus jogos na Appstore, vai precisar se inscrever no Developer Center, por U$ 99 ao ano, através de um processo bem burocrático, que no casos dos Brasileiros, é necessário enviar até fax com o número do seu cartão de crédito, um documento com foto, etc… No começo irá parecer bastante complicado, inclusive para testar seus jogos no seu aparelho, é “burocrático”, você tem que gerar um certificado através da central de desenvolvimento. Mas isso você aprende mais pra frente.

Para desenvolver você poderá baixar o iOS SDK e usar a linguagem Objective C, usando o Xcode para desenvolver. Objective C é uma linguagem bem complicada, se comparada com muitas outras. Então levará bastante tempo para aprender.

Felizmente existem algumas outras alternativas mais fáceis.

Criar jogos para Android: Jogos para Android, podem ser desenvolvidos usando Java, através do Android SDK, ou através de alguns dos programas listados mais abaixo. Também será necessário pagar uma taxa de inscrição para poder vender seus aplicativos. A taxa se não me engano é de U$ 25,00 por ano. Porém é muito menos burocrático. Tanto o cadastro, quando disponiblizar os aplicativos.

Criar jogos para Windows, Mac e Web: Criando um jogo para Windows ou Mac, pode ser mais fácil devido a maior variedade de ferramentas, tanto gratuítas quanto pagas, porém vender seu jogo, não será tão fácil quanto para Gadgets. Você dependerá principalmente dos sites de download, para tornar suas criações populares.

Já os jogos em Flash por exemplo, você poderá por anúncios, como da Mochimedia por exemplo, que lhe dará algum retorno, se seu jogo for um sucesso!

Programas para fazer Jogos

Corona SDKUtiliza uma sintaxe bem fácil de ser aprendida. É uma linguagem bem parecida com o Action Script da Adobe, utilizado no Flash, e pode reduzir o tempo de desenvolvimento em até 90%. Testei o Corona SDK, e é realmente muito bom, e fácil, se comparado com outras linguagens. Possui também uma poderosa engine de física incorporada, que torna possível a criação de incríveis jogos.

Vantagens: Permite a criação de jogos para o iOs, Android e também em breve para o Symbian da Nokia. Isto quer dizer que o mesmo projeto, as vezes até mesmo sem qualquer alteração, funcionará em ambas as plataformas, bastando compilar para elas.

Apesar de possuir versão de teste grátis, para poder gerar aplicativos e colocar a venda , precisará pagar uma anuidade, não muito barata.

Uma coisa que o Corona me deixou muito a desejar, é o fato de não ter um editor de códigos bom, com recurso de auto completar por exemplo. Você fica as escuras quando não tem a certeza de qual a sintaxe correta…

httpvh://www.youtube.com/watch?v=vzP89ZcZBOc

Gamesalad – A ferramenta mais indicada para total inciantes em desenvolvimento de jogos. É no formato Drag & Drop, ou seja, não requer programação, e você pode criar jogos incríveis. Possui uma poderosa engine de física também, que possibilida a criação de jogos, com física realista. O Jogo Save Cubes HD, para iPad, mencionado mais acima, foi criado utilizando este programa. Tenho dando bastante destaque ao Gamesalad, criando tutoriais e video aulas para ele. Você encontra no menu Tutoriais / Gamesalad, em nosso site.

Gamesalad é gratuíto, porém possui uma versão paga por U$ 499 por ano, que permite adicionar links para páginas da web, e adicionar anúncios iAds da Apple, eu seus jogos. o iAds, é uma plataforma de anúncios da Apple, que permite que você adicione publicidade em seu jogo, de forma que possa ganhar dinheiro, mesmo distribuindo o jogo gratuítamente. Segundo algumas fontes, é algo bem lucrativo.

Gamesalad, permite criar jogos para iPhone, iPod Touch, iPad, e para Mac. Em breve também, poderá vender seus jogos criados com ele, na Mac App Store, assim terá mais uma forma de lucrar com seus jogos.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=W9cHfhx9z9M

Adobe Flash – Utilizando o Flash da Adobe, também é possível criar jogos, tanto para o iOs, quanto para o Android. Tanto que meu jogo, Copter Obstacles, mostrado no início do artigo, para Android, foi desenvolvido em flash. Porém, você precisará saber programar utilizando Action Script 3 (AS3), caso contrário nada feito.

Algo que não gostei no Flash, foi que o desempenho final do jogo, não é nada bom. Tanto que tentei portar o Copter Obstacles para o iPad, e rodou muito devagar, ficando inviável, enquanto que no Android, rodou de forma razoável.

Então posso afirmar, que provavelmente o Flash vai te deixar na mão, pois nem sempre será possível otimizar o suficiente seus jogos, para que rodem bem em ambas as plataformas.

E se você não domina Action Script 3, e pretende aprender só para desenvolver para jogos para estes gadgets, te digo: Desista. Prefira 1000 vezes o Corona SDK, que é muito mais eficiente, e fácil de aprender também, e tem um desempenho muito superior.

Uma das únicas vantagens que encontrei em usar o Flash para fazer jogos para iPhone e Android, é o fato de que pode “compilar” jogos para iPhone no Windows. Mas isto não te salva de precisar do Mac OS, pois você ainda precisará gerar os tais certificados, e ainda exportar para o Windows para que funcione. Um processo bem complicado.

Unity3D – Este é um outro programa de criação de jogos, que permite tanto a criação de jogos para Windows, quanto pra Mac, iOs, Wii e em breve Android, PS3, Xbox 360…. A diferença, é que com ele, a criação de jogos é 3D. A versão básica, para iOs por exemplo custa $399 e a Pro $1,499, lembrando que você não compra um tudo em 1, que compila para todas as plataformas disponíveis.

httphv://www.youtube.com/watch?v=mI8Y-G9kVTM

Muitos preferem jogos 3D, mas o processo de criação é muito mais complicado, pois você também precisará dos modelos 3D, em muitos casos, terá de os criar, ou baixar modelos disponíveis a venda, ou gratuitamente, por ai, e então nem sempre ficará do seu gosto, se você não é modelador.

O tempo de desenvolvimento de um jogo 3D, também é superior a um jogo 2D, principalmente a criação de cenários. Apesar de o Unity3D possuir um editor de mapas, que lhe permite posicionar facilmente os objetos onde você deseja, precisará programar se quiser fazer alguma coisa. Mas mesmo assim, é muito mais simples do que encarar o Objective C.

Ufa, depois deste texto cansativo, acredito que você nem vai querer saber de outros programas para criar jogos para Windows, né?

Mas vamos lá.

Game Maker – Disponível para Windows e Mac, permite a criação de jogos de forma fácil e rápida, sendo um dos mais conhecidos programas de criação de jogos. É muito fácil de ser utilizado, tal como o Gamesalad, Drag & Drop.

O Game Maker foi utilizado, na criação de muitos dos famosos clones de jogos do Mario.

RPG Maker – Um dos mais populares programa para fazer jogos de RPG. Funciona também a base de Drag & Drop, e permite a criação de jogos realmente simples. Não há muito como fugir do padrão. Todos os jogos são vistos de cima. Permite a criação de jogos para Windows.

É um estilo de jogo que realmente não me atrai. Mas se você conseguir criar uma história convincente, possa ser visto por alguém neste mundo tão grande.

Depois deste texto tão grande, é hora de pararmos por aqui…

Minha recomendação é que, se você quer criar jogos para ganhar dinheiro, lembre-se que criar jogos para Windows por exemplo, não é uma boa alternativa para desenvolvedores independentes, pois não há muitas formas de rentabilização. Já, se você deseja desenvolver para iOs ou Android, será muito mais fácil ter seu jogo vendido. Muitas pessoas gostam de jogos simples, porém viciantes, que sejam bons passatempos, pois é comum quando as pessoas não terem o que fazer, por exemplo em um conjestionamento, em uma fila de banco, jogar para se distrair. Nestes casos, nada melhor que algo simples…

Agora, se você já tem dinheiro, e não quer criar jogos para vender, pode escolher qualquer uma das alternativas…

Alguma dúvida sobre este artigo? Clique Aqui e pergunte. Responderemos rapidamente! Não precisa se cadastrar!

17 Responses para “Como criar jogos”

  1. TeuzinhOo Says:

    Olha o site ta Exelente !!!Vocês me ajudaram muito.PARABENS !!!!!!

  2. WASHINGTON DANTAS Says:

    Muito bom mesmo. Otimas dicas, se possivel quero mais!!!

  3. Rafael Stefanutto Says:

    Realmente, ótimo e mais perfeito post! Estou com grandes e ideias e ja estou baixando todos os programas citados, não sei nada sobre linguagem de programação. Mas somos eternos aprendizes não é? hehe
    obrigado pelo post perfeito, que me ajudou a abrir os olhos!

  4. kijjy Says:

    da para usar o gamesalad em um hackintish

  5. daybson Says:

    Podia falar sobre a Torque Game Engine

  6. Tiago Says:

    Ola!
    Gostaria de saber mais sobre detalhes de como: Projetar jogos para IOS Mobiel( Iphone, Ipad, Ipod) e quanto a documentação, como sites que preciso entrar, valores que preciso pargar e contatos.
    Se é nescessario abrir uma empresa( CNPJ ).

    Estou pensando em usar a UDK – Unreal Development Kit para construir jogos para iOS e PC,mas em primeira em IOS. Oque voce acha desta ferramenta?

  7. seconello Says:

    O game salad é para mac?

  8. artigosgeek Says:

    Sim. Só possui versão para mac os

  9. benjamim mario Says:

    Cara! Ta simplesmente incrivel! Mas uma coisa que eu percebi e que todos sao pagos, tem algum que não seja pago?

  10. tiraduvidas Says:

    Respostas, apenas através de perguntas postadas no site: http://www.tiraduvidas.com.br/index.php?area=perguntar

  11. Gilberto Says:

    Parabéns! O site ta excelente. Post sensacional.

  12. Relton Albino Says:

    Cara, queria saber pra criar jogo para androi qual o melhor programa gratuito?

  13. Gabriel Matheus Says:

    Eu acho que o melhor programa é o Unity 3D.

    Da para criar jogos 2d tambem ou 3d dependendo da Pessoa,acho que é bom aprender tudo sobre o Unity.

    Já estou fazendo curso sobre criação de Jogos,esigner grafico é muito mais.

    Eu farei os meus Jogos sozinhos….

    Terei que aprender Linguagem de Programação

  14. carlos Says:

    muito bom esse site, parabens rapaz, acabei de baixar o gamesalad e agora vou começar a criar games , quem sabe daqui a alguns anos eu me torne um dos caras mais influentes no mundo dos games rsrsrsr vlw

  15. André Carlos Says:

    A linguagem expressa no artigo ficou ótima, simples e fácil de entender.
    Me ajudou muito. Quero o mais rápido possível aprender sobre criação de tal processo e tentar enxergar uma oportunidade onde todo mundo que visar-lá primeiro.

    Obrigado, e Parabéns pelo o Blog.

  16. rafael Says:

    cara ñ sei o q é mac e muitas outras coisas citadas acima mas gostei do post, eu recomendo que vc6 usem o blender é um programa muito fácil o uso porém seja inglês mas no youtube você aprende tudinho como manejar no blender.o meu pc ñ suporta o blender uma vez baixei mas ñ abria,vou fazer curso de web designer ou designer grafico tanto faz contanto q eu aprenda melhor na criação de jogos.boua sorte a vc6 e lembrem-se o blender é melhor e gratis.

  17. Danilo Says:

    Deu pra tirar muitas dúvidas, muito bom e fácil de entender, sem enrolação, parabéns e obrigado pela ajuda.

Deixe seu comentario

Nome (Requerido)
Email (Requerido)